Notícias
Campus Picos realiza mesa-redonda sobre escola bilíngue e educação de surdos

Participaram estudantes da comunidade internacional e externa, comunidade surda e profissionais
Na segunda-feira, 24, o Campus Picos do Instituto Federal do Piauí realizou uma mesa-redonda com o tema "Escola Bilíngue e Educação de Surdos: Conquistas e Desafios”. A atividade foi mediada pela professora Cristina Luz e contou com três palestrantes: Renária Castro, Edigar Gonçalves e Marinete Rosa. Participaram estudantes da comunidade internacional e externa, comunidade surda e profissionais.
Após composição da mesa e abertura do evento, Renária Castro, professora da rede municipal de Picos e idealizadora do projeto escola bilíngue para a rede municipal de ensino, falou sobre os desafios enfrentados no percurso de elaboração e execução do projeto. Em seguida, o professor Edigar Gonçalves trouxe as perspectivas dentro da educação bilíngue, elaborando entre os presentes o entendimento da importância do ensino de português como segunda língua para o surdo.
Para encerrar as apresentações, a professora Marinete Rosa compartilhou sua pesquisa sobre a história de José Fontes, primeiro surdo piauiense a estudar no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).