Você está aqui: Página Inicial > Picos > Notícias > Campus Picos recebe workshop sobre suicídio

Notícias

Campus Picos recebe workshop sobre suicídio

publicado: 31/07/2019 09h47 última modificação: 31/07/2019 13h52
Exibir carrossel de imagens A estratégia da ação é de prevenção e capacitação sobre o suicídio

A estratégia da ação é de prevenção e capacitação sobre o suicídio

No último sábado, dia 27 de julho, o Campus Picos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu o workshop do projeto @sobresuicidio, fruto de uma parceria entre o IFPI e a assistente social Fernanda Luma. A estratégia da ação é de prevenção e capacitação sobre o suicídio.

Atualmente doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a palestrante Fernanda Luma foi professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem uma trajetória profissional de 10 anos na Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes subtemas: dependência química, educação, idoso, adoecimento no trabalho, transtorno mental e suicídio.

Ela mostrou dados do primeiro Boletim Epidemiológico sobre o suicídio no Brasil, que o Ministério da Saúde divulgou recentemente. O documento apontou que a taxa de suicídio no Piauí é 57% maior que a média nacional e que, diferente da capital, as cidades do interior praticamente não contam com instituições de atendimento especializado no fenômeno do suicídio, nem profissionais capacitados para receber esta demanda, o que dificulta a diminuição destes números.

A pedidos de profissionais que trabalham na cidade, Fernanda Luma apresentou, no workshop, um trabalho já desenvolvido em Pernambuco e, atualmente, no Rio de Janeiro. Pelo Campus do IFPI em Picos, participaram do projeto docentes, técnicos administrativos, discentes e pais.

Durante o workshop, foram trabalhados temas como fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais do suicídio; prevenção e posvenção em suicídio; fatores de risco e de proteção para comportamento suicida; manejo de crises e construção de um plano de prevenção; sobreviventes de suicídio; espiritualidade e suicídio; novas tecnologias e suas relações com o suicídio e diferentes políticas sociais e o acolhimento da demanda de suicídio.