Notícias
Picos desenvolve projeto de tratamento de dados na internet
O campus Picos ofertará em setembro mais uma turma de oficinas do projeto letrada que estimula a leitura e tratamento de dados no contexto da economia 4.0. As oficinas tem como objetivo principal desenvolver habilidades dos alunos do ensino básico para o tratamento da informação.
No primeiro ciclo de oficinas, participaram 45 alunos que discutiram diversas temáticas com uso de metodologias diversas como aplicativos tiktok, whatsapp, memes etc. Afinal em período remoto já há muito conteúdo online a ser estudado por nosso público – alunos do ensino médio.
De acordo com a coordenadora do projeto, professor Tâmara Milhomem, o projeto estruturado a partir da tese de doutorado e viabilizado através de parceria entre o campus e o Premen de Picos, auxilia o aluno do ensino básico a olhar o conteúdo presente na internet de forma crítica e estimulá-lo a um planejamento de suas pesquisas e estudos. “Buscamos ajudar este aluno a articular as informações encontradas por ele, àquelas que ele já possui e apresentar tudo isso de forma mais efetiva possível. Ou seja, letrar-se para consumir dados e produzir informações de forma crítica e efetiva no contexto web”, disse.
O projeto é estruturado em teorias que abordam a relação entre tecnologia e educação como metodologias ativas, letramento digital, multiletramentos e organizados por meio de ciclos de oficinas abordando diferentes etapas do tratamento da informação: (1) navegação, (2) monitoração, (3) julgamento da informação, (4) integração da informação e (5) comunicação dos resultados encontrados.
Os interessados pode encontrar mais informações no perfil do projeto no Instagram: @le.tra.da.