Você está aqui: Página Inicial > Picos > Notícias > Professor de Picos publica texto em livro sobre cidades criativas e inteligentes

Notícias

Professor de Picos publica texto em livro sobre cidades criativas e inteligentes

publicado: 09/04/2019 16h57 última modificação: 10/04/2019 07h20
Capítulo do livro Inovação e Cidades Inteligentes

Capítulo do livro Inovação e Cidades Inteligentes

O professor do campus Picos, Juscelino Gomes Lima, participou da produção do livro “Inovação e Cidades Inteligentes: desafios e oportunidades nas cidades do século XXI”, organizado pelas professoras Giovanna Goretti Feijó de Almeida e Vonia Engel da Faculdade América do Sul.

O professor é autor do capítulo intitulado "Estado do Piauí, Brasil: território de cidades criativas e/ou inteligentes?", que se trata de uma pesquisa inédita, no território piauiense, sobre suas três principais cidades: Teresina, Parnaíba e Picos, na abordagem de cidades criativas e inteligentes.

Estas classificações, seus estudos, de alguma forma, são recentes no Brasil e no Piauí. O agrupamento destas três cidades, denominadas de Criativas e Inteligentes, nos traz o indicativo, desde a segunda metade do século passado, da necessidade das cidades, estarem se reinventando, dada suas complexidades e desafios que diariamente são reelaboradas, uma vez que, as alterações em que tem passado, é registro, de um acumulo de condições pretéritas, sobretudo, no contexto das relações de produção, da sociedade capitalista, desiguais e contraditórias.

Com isso, a necessidade de se repensar tais cidades, é mediado pelos questionamentos do sentido da qualidade de vida em curso, os graus e escalas de desenvolvimento, a reinvenção das mesmas, com e para seus habitantes, capazes de revelar, a unicidade entre ambiente construído e o acesso à mesma, reveladora da qualidade de vida.

Nesse sentido, o professor Juscelino Gomes concluiu que Teresina, redentora de infraestruturas e maior número de equipamentos comerciais e de serviços, apresenta aspectos que a traduzem mais como uma cidade criativa do que inteligente. Já Parnaíba e Picos apresentam tendências de criatividade e menor grau de inteligência.

Confira a publicação