Você está aqui: Página Inicial > Picos > Notícias > Professor do IFPI apresenta tese sobre realidade urbana da cidade de Picos

Notícias

Professor do IFPI apresenta tese sobre realidade urbana da cidade de Picos

publicado: 06/06/2019 15h54 última modificação: 06/06/2019 15h54
Exibir carrossel de imagens Defesa da tese O Chão do Sertão em Transformação.

Defesa da tese O Chão do Sertão em Transformação.

Professor do Campus Picos, Juscelino Gomes Lima, apresentou na última terça-feira, 04, a defesa da tese intitulada “O Chão do Sertão em Transformação: interações espaciais e reestruturação urbano-regional piauiense – uma análise da região de influência da cidade de Picos-PI” na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

A tese é resultado de uma jornada de pesquisas, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, em nível de Doutorado da UNISC. A pesquisa revela inédita análise das contribuições teórico e metodológico, bastante utilizada em estudos, no planejamento urbano e regional, comumente praticado na Europa para ser aplicado à realidade urbana e regional da cidade de Picos, no Piauí.

Dessa forma, o objetivo da tese é de analisar como as reestruturações produtivas, a partir do setor rural da cidade de Picos-PI, contribuíram para conformação de interações espaciais no interior de sua região de influência urbana, bem como, nos processos de desenvolvimento urbano e regional.

Como resultado, pudemos concluir que Picos, é um importante nó, da rede urbana e regional piauiense. Esta capacidade é potencializada, entre outros motivos, pelo fato de abrigar um amplo e diversificado conjunto de comércios e serviços, refuncionalizados, a partir de um conjunto de reestruturações produtivas e econômica processadas no território regional de Picos, nos anos de 1990 em diante.

Tal fato, deu condições para uma ampla influencia da cidade de Picos, em tempo atual, sobre um conjunto de 55 municípios, inclusive, fora dos limites territoriais do Piauí. Com isso, Picos, se caracteriza como uma Área Urbana Funcional (FUA),com fortes aspectos de policentralidades. Tais características, nos permitiu a construção de uma importante contribuição alternativa denominal e conceitual, junto à literatura urbano e regional brasileira, que encaixa e compreende Picos, enquanto uma Cidade de Comando Regional.

Com isso, o IFPI, após a defesa da tese, ganha o primeiro doutor em Desenvolvimento Regional, não só na instituição, como também do estado do Piauí.