Notícias
Professora do Campus Picos ganha Prêmio Internacional por Pesquisa de Mestrado
Nyze Pereira Maia, professora de Educação Física do Campus Picos do IFPI, ganhou o Prêmio Internacional “Norbert Elias Foundation Travel Awards Scheme” pelo trabalho “Educação Física e a Capoeira: uma proposta de ensino eliasiana para o trato do conteúdo capoeira enquanto instrumento de inclusão na escola”, que é um recorte de sua pesquisa de Mestrado em Educação, que está em andamento pela Universidade Regional do Cariri – URCA, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ariza Maria Rocha (URCA) e coorientação da Prof.ª Dr.ª Nilene Matos Trigueiro Marinho (IFCE).
O trabalho está entre os quatro sul-americanos comteplados com a premiação, que compreendeu oito prêmios intercontinentais, OU, seis intercontinentais e quatro sul-americanos.
Na carta comunicando o Prêmio à professora e pesquisadora a Norbert Elias Foundation diz: “[...] as questões de pesquisa que você apresentou são estimulantes e no melhor sentido de Norbert Elias. Esperamos de você uma contribuição científica relevante. [...] Estamos muito ansiosos para ouvir sobre seu futuro trabalho científico. Queremos compartilhar sua experiência com outros pesquisadores do Elias. Portanto, você está calorosamente convidada a manter contato conosco!”. (Tradução do inglês para o português)
Para a Prof.ª Nyze Maia, o prêmio é o reconhecimento às suas contribuições enquanto estudiosa e pesquisadora acerca das temáticas da Educação Física Escolar e das teorias de Norbert Elias. “Meu intuito enquanto pesquisadora é levar a Educação Física a uma reflexão enquanto campo em que as figurações de Norbert Elias estão presentes e em estudo, contribuindo para a prática do conteúdo Lutas em consideração a balança de poder entre os gêneros e a busca de práticas mais igualitárias entre estes”.
O trabalho de pesquisa premiado também foi apresentado no XIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES “Racismos e a expansão do processo civilizador: ontem, hoje e devires”, com publicação nos anais do evento.