Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Alunos de Pio IX têm aula prática em visita técnica à Fazenda Planalto

Notícias

Alunos de Pio IX têm aula prática em visita técnica à Fazenda Planalto

publicado: 25/07/2017 08h08 última modificação: 25/07/2017 08h08
Exibir carrossel de imagens A fazenda se destaca na produção de caju e tem criação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos

A fazenda se destaca na produção de caju e tem criação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos

Os estudantes do curso técnico em Agropecuário do Campus Avançado Pio IX visitaram, na quinta-feira, 20, a Fazenda Planalto. Localizada no município, a fazenda se destaca na produção de caju e tem criação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos em uma área de aproximadamente 43 mil hectares.

Pela manhã, os alunos fizeram uma aula prática de treinamento de inseminação artificial bovino e conhecimento de máquinas, equipamentos e instalações voltadas para a produção de bovinos. As atividades foram coordenadas pelo professor Gilson Mendes Araújo. “Foi uma grande oportunidade para os alunos aprenderem na prática os assuntos abordados em sala de aula. Temos que agradecer ao gerente José Orlando, que abriu as portas da fazenda para o IFPI”, disse o coordenador da atividade.

No período da tarde, as aulas começaram no setor de suinocultura e seguiram nas áreas de plantação de caju. A visita ao setor de produção de caju foi acompanhada pelos professores Webiston Nicolau, Tiago da Costa e Izonaldo Monteiro. Os estudantes visitaram as áreas de cajueiro e conheceram o sistema orgânico de produção de caju, onde os insumos usados são orgânicos devido à legislação para esse sistema de produção.

Eles também conheceram, no local, as cultivares empregadas, com destaque para as cultivares CCP 76 e a BRS 226, todas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “A cultivar BRS 226 é a que mais se destaca em Pio IX pela excelente produtividade e também por ser resistente a algumas doenças, como a resinose, que é doença fúngica bastante comum na região”, explicou Gilson Mendes.

A visita terminou com aulas nos setores de ovinos e caprinos que são criados de forma extensiva no bioma caatinga.