Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Alunos do Campus Pio IX produzem mudas de umbuzeiro enxertada

Notícias

Alunos do Campus Pio IX produzem mudas de umbuzeiro enxertada

publicado: 01/04/2024 12h57 última modificação: 01/04/2024 13h00

No dia 27 de março, o Campus Pio IX deu início às atividades práticas do projeto “Seleção e produção de mudas de umbuzeiro (Spondia tuberosa)” que possuem características para comercialização in natura e processamento”.

O projeto está sendo desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Agropecuária da modalidade integrada, subsequente e pelo Técnico em Agropecuária do Campus

Segundo o coordenador do projeto, professor Webiston Freitas, o umbuzeiro, é uma planta nativa do semiárido nordestino e em algumas regiões tem um grande aproveitamento para produção de vários produtos tais como: doces, picolés e a famosa umbuzada. “O município de Pio IX, tem várias propriedades que possuem uma diversidade de umbuzeiros e muitas vezes essa fruta só é aproveitada para o consumo na época do inverno por ser sazonal, ou seja, só produz uma época do ano”, explicou.

A primeira etapa do projeto consiste em semear as sementes do umbuzeiro em canteiros de areia e realizar a repicagem para sacolas de polietileno. Quando as mudas estiverem com o caule do diâmetro da largura de um lápis serão enxertadas. Os enxertos serão provenientes de plantas que possuem qualidade para processamento e consumo “in natura”. As plantas escolhidas (matrizes) onde serão retirados os enxertos serão georreferenciadas para que possam ser utilizadas em outros momentos.

O projeto consiste também em produzir mudas de “umbu gigante” que chega a ter 5 vezes mais o tamanho do umbu nativo, destaca o professor. “Ao final do projeto pretendemos doar as mudas para os agricultores do município para que plantem as mudas seguindo as recomendações técnicas para que tenham um melhor aproveitamento dessa fruta”, disse o professor Webiston.

Participaram dessa atividade o Técnico do campus, Fabio Freitas, a aluna Monica Sousa e o aluno Ascenio Alencar.