Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Estudantes de Pio IX produzem feno de mata-pasto durante aula prática

Notícias

Estudantes de Pio IX produzem feno de mata-pasto durante aula prática

publicado: 06/04/2017 08h35 última modificação: 06/04/2017 08h35
Exibir carrossel de imagens Alunos e professores do curso técnico em Agropecuária

Alunos e professores do curso técnico em Agropecuária

Os alunos do curso técnico em Agropecuária, ofertado no Campus Avançado Pio IX, aprenderam, em aula prática, como se produz feno de mata-pasto liso (Senna obtusifolia). O aproveitamento do mata-pasto na forma de feno é mais uma alternativa aos produtores para alimentar bovinos, caprinos e ovinos durante o período de seca. A planta é abundante na região, mas, por desconhecimento, é pouco utilizada.

O mata-pasto se reproduz abundantemente durante o período de chuva e pode ser fenada e armazenada para a época de escassez de alimentos. Para os estudantes, essa técnica foi uma novidade e alguns já começaram a fazer nas suas propriedades. "O mata-pasto é uma leguminosa rica em proteína chegando a ter mais de 20% de proteína bruta, mas os animais não consomem essa leguminosa verde devido a presença de fatores antinutricionais", explica o professor Webiston Freitas.

O professor Gilson Mendes afirma que o mata-pasto é consumido pelos animais se a planta passar pelos processos de fenação ou ensilagem. "Esses processos reduzem a quantidade de taninos, polifenóis que fazem com que os animais rejeitem o mata-pasto na forma in natura (verde).

Já os professores Tiago Costa e Izonaldo Monteiro explicam que o mata-pasto mesmo não sendo cortado para produção de feno ou silagem, mas deixado no campo, aumenta sua fertilidade, pois por se tratar de uma planta da família das leguminosas tem a capacidade de fixar o gás nitrogênio do ar favorecendo, assim, o aumento da fertilidade natural dos solos.