Você está aqui: Página Inicial > Piripiri > Notícias > Estudantes do IFPI abordam problemática indígena na 3ª Gincana Cultural do Campus Piripiri

Notícias

Estudantes do IFPI abordam problemática indígena na 3ª Gincana Cultural do Campus Piripiri

publicado: 27/01/2023 08h54 última modificação: 27/01/2023 08h54
Exibir carrossel de imagens Na ocasião, os alunos chamaram a atenção para a problemática dos povos indígenas da etnia Yanomami

Na ocasião, os alunos chamaram a atenção para a problemática dos povos indígenas da etnia Yanomami

O Campus Piripiri do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou, na última quarta-feira, 25, a 3ª Gincana Cultural Intercursos. Na ocasião, os alunos chamaram a atenção para a problemática dos povos indígenas da etnia Yanomami, que vivenciam uma tragédia humanitária na maior reserva indígena do Brasil. Na semanada passada, foi noticiado que centenas de indígenas foram resgatados por equipes do Ministério da Saúde em condições críticas de desnutrição e saúde, devido à desassistência sanitária no território.

Na Gincana, os Indígenas Tabajara de Piripiri também foram homenageados, com a participação do Cacique Zé Guilherme. O território indígena do povo Tabajara é formado por mais de 200 famílias que se dedicam principalmente à pintura, ao artesanato em madeira e fibra, além de atividades de construção.

A reflexão sobre a problemática indígena foi uma iniciativa dos próprios estudantes. A discussão vem sendo fomentada por atividades, parcerias e a articulação entre Coordenações, Direção Geral, de Ensino, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Laboratório de Humanidades.

O evento foi organizado pela Direção de Ensino do campus e contou com o engajamento de todas as turmas do Ensino Médio Integrado ao Técnico.

No IFPI, a promoção de discussões sobre as questões étnico-raciais tem sido realizadas através de iniciativas que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão, com destaque para os NEABIs. Os núcleos visam fomentar a produção de conhecimento na área e desenvolver ações que contribuam para a valorização e a consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil.