Notícias
Aluna e docente do Campus São João participam de evento de inovação em Brasília (DF)
A estudante Clarisse Barroso e o professor Gerffeson Thiago Mota, ambos do Campus São João do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participaram do DemoDay do Seminário de Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal. O evento ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Brasília (DF), organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).
Durante o DemoDay foram apresentados projetos desenvolvidos durante os últimos 24 meses em vários campi de instituições federais do Brasil. O Campus São João do IFPI foi contemplado com um projeto voltado ao Empreendedorismo Inovador na área da Agricultura 4.0 e tem Gerffeson como coordenador e Clarisse como bolsista.
Os representantes do IFPI apresentaram o avanço alcançado no projeto de tecnologia estudado, as possibilidades mercadológicas e o futuro da tecnologia de irrigação denominada “Reggari”. "Ele é um equipamento de gestão da irrigação em setor agrícola que possui um sensor de umidade do solo capaz de detectar as variações de umidade no local onde a sonda está enterrada. Sendo o seu princípio de funcionamento baseado na variação da resistência elétrica que oscila na mesma proporção da variação da umidade do solo em um cultivo", explicou o professor Gerffeson Thiago Mota.
O coordenador disse, ainda, que tudo está atualmente ligado a um time de projetos chamado Enampa, ainda em construção, que foi criado para facilitar a organização em torno de produtos tecnológicos voltados à agricultura. “O Enampa surgiu como mais um dos resultados desse trabalho tão rico e multidisciplinar. O objetivo com esse time de projetos é aprimorá-lo cada vez mais, a fim de que possamos desenvolver mais projetos dessa dimensão e que atendam à integração do Empreendedorismo Inovador com a Agricultura 4.0, para que tragamos contribuições para os empreendedores e produtores agrícolas locais e, também, uma maior valorização das potencialidades da nossa região”, disse Clarisse Barroso.
O projeto foi avaliado por uma banca composta por pesquisadores com experiência em tecnologia, comércio e inovação, por representantes do Ministério da Agricultura e do Ministério da Educação, e recebeu elogios e ideias com o intuito de facilitar o direcionamento da tecnologia e a construção de um modelo de negócios para o Reggari. Integrantes de outros projetos do IFPI propuseram parceria ao time do Campus São João, oferecendo recursos materiais e humanos, possibilitando maior potencial para dar continuidade ao desenvolvimento do equipamento. Nos próximos dias a equipe completa receberá feedbacks dos representantes e traçará as estratégias finais para encerramento do projeto.