Notícias
Campus São João do Piauí comemora o Dia da Consciência Negra
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus São João do Piauí e o Grêmio Estudantil Paulo Freire, em parceria com o Coletivo de Grêmios Estudantis da cidade, realizaram, nos dias 20 e 21 de novembro, o I AFROsecundaristas. O evento foi promovido pelos estudantes das escolas de Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de discutir o Dia da Consciência Negra. Foram dois dias de debates sobre o racismo e igualdade racial por meio de rodas de conversa, exposições artísticas e uma caminhada.
Durante o dia da Consciência Negra (20 de novembro) os alunos do Ensino Médio Integrado assistiram a palestras, documentários e peças humorísticas promovidas pelo programa Ação, Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE), na qual a Justiça Eleitoral discutiu temas como cidadania e voto consciente. À noite, o campus sediou a abertura do I AFROsecundaristas. Professores e líderes de movimentos sociais debateram sobre “Racismo,educação e juventude”.
Na ocasião, os integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) também apresentaram a Exposição Musical “O negro na música brasileira”, na qual apresentaram à comunidade, com a ajuda de textos, imagens e áudios, um pouco da biografia e da produção musical negra discutida no 1º Curso de Formação para as Relações Étnico-Raciais, realizado durante todo o segundo semestre.
No dia 21 estudantes, representantes do MST, da Capoeira de Quilombo e da Umbanda participaram da 1ª Caminhada da Igualdade Racial, que atravessou a cidade para culminar na praça Honório Santos, onde aconteceram apresentações de dança e teatro, capoeira e umbanda, recitais de poesia e um desfile afro.
“Quando soubemos da iniciativa do Coletivo de Grêmios, decidimos dar força aos estudantes porque vimos aí uma oportunidade de integrar o NEABI e o IFPI às demais escolas e aos movimentos sociais de São João do Piauí além de promover uma ação pedagógica que ultrapassasse a sala de aula. Como educador, acredito que eventos como estes, idealizados, coordenados e executados pelos próprios jovens, tem um poder pedagógico enorme, pois geram a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os temas e de desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe. Nesse ponto, estamos mais do que satisfeitos com o belo trabalho do Coletivo e o apoio dos nossos alunos.”, comentou o coordenador do NEABI, professor Thiago Brito.