Notícias
Reitor empossa diretor de São João e inaugura equipamentos e instalações
Ocorreu no dia 30 de junho, no auditório do Campus São João do Piauí, a solenidade de posse do diretor geral do campus, José Walter Silva e Silva.
O evento contou com a participação de diversas instituições, autoridades e parceiros do campus, além dos servidores, alunos, trabalhadores terceirizados e representantes dos movimentos sociais, dentre eles o mestre Tizil, coordenador do Grupo Capoeira de Quilombo; Arlindo Gregório, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Mateus França, presidente do Grêmio Estudantil Paulo Freire.
Durante o evento, houve a entrega de placas e certificados aos familiares das personalidades históricas sanjoanenses que passaram a denominar os espaços do campus, uma ação desenvolvida pelo diretor de ensino, Jopson de Moraes.“É gratificante perceber que contribuímos, com o nosso projeto, para a preservação da memória da cidade. Considero isso um exercício de cidadania, pois foi a própria população que fez as escolhas dos homenageados”, declarou o professor Jopson.
Após a solenidade, o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, inaugurou os laboratórios de física, matemática, biologia, química e de solos, bem como o poço tubular, investimento que permitirá uma economia anual de cerca de 60 mil reais ao campus.
Para Walter Silva, “a inauguração dos laboratórios e do poço tubular, além da presença dos movimentos sociais, simbolizam o esforço empreendido para atender e dar visibilidade às demandas sociais. Tenho certeza que foi o reconhecimento desse compromisso e a responsabilidade com que tratamos a coisa pública que, associados, promoveram o reconhecimento e a aprovação expressiva da nossa comunidade”.
O reitor também destacou o processo democrático que orienta as eleições para reitor e para os diretores gerais dos campi, todos eles eleitos por voto direto dos servidores e alunos da instituição, processo esse que aproxima a gestão da comunidade e garante a independência.
Os eventos se encerraram com o “Arraiá do Campus”, que contou com a apresentação das quadrilhas juninas dos “Sem Terrinhas”, compostas por crianças do Assentamento Marrecas, e dos alunos do Campus São João.