Notícias
IFPI ganha Prêmio Piauí de Inclusão Social
O projeto Orgânicos Zabelê do campus São Raimundo Nonato foi vencedor na categoria Organização Governamental na 16ª Edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, promovido pela Rede Meio Norte.
O projeto promove a articulação entre a agricultura familiar inclusiva e produtiva e cooperação institucional através da plataforma de comercialização de alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar do Município de São Raimundo Nonato e foi lançado em maio de 2019 pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do campus e coordenados pela nutricionista Tatiane Leocádio e pelo professor Dann Luciano, respectivamente.
Para Tatiane, o projeto surge de uma necessidade de criação de redes institucionais, que reúnam as mais diversas áreas, por meio de articulações intersetoriais, intergovernamentais, mercado e sociedade civil, desvinculados do isolamento e da provisão exclusivamente dos serviços públicos. "Esta é uma ferramenta para viabilizar a ampliação de canais de comercialização desta cadeia curta de produção no município de São Raimundo Nonato", descreve
A produtora orgânica, Maria Fátima da Conceição, representante do projeto na premiação conta sua experiência na participação do projeto. "Sou agricultora e filha de agricultores. No inverno plantamos na roça e no verão nos quintais produtivos. Em nome das mulheres, posso dizer que o Orgânico Zabelê é fruto de uma luta pela produção orgânica da agricultura familiar. A criação do site pela parceria entre os sócios da APASPI e o Instituto Federal do Piauí foi de suma importância para nossa qualidade de vida e inclusão social, principalmente para as mulheres rurais", disse.
O projeto já havia sido premiado pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2019, como uma inovação aceleradora das cadeias de produção local e promoção dos desenvolvimento sustentável na região e agora recebe mais este reconhecimento.
Visite a plataforma Orgânicos Zabelê: https://www.organicosrn.eco.br/