Notícias
Professor defende tese sobre Republicanismo
No final de março, 27, o professor Joedson de Santana Oliveira (Campus São Raimundo Nonato) defendeu uma tese intitulada "O déficit sociológico do republicanismo de Phillip Pettit: interfaces com a teoria crítica de Honneth", no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.
De acordo com o professor, o trabalho – que será transformado em um livro - é essencialmente teórico e teve como objetivo recuperar o potencial crítico da teoria republicana. “Procurei no decorrer da pesquisa elencar elementos que me permitiram sustentar que a teoria formulada por Pettit padece de um déficit social. Por conseguinte, sugeri que algumas categorias da teoria crítica de Axel Honneth poderiam enriquecer a linguagem do republicanismo, especialmente a noção de reconhecimento, de patologia social e o modelo teórico-metodológico de reconstrução normativa”, complementa Joedson.
A tese foi orientada pelo professor Nythamar Oliveira (PUCRS) e co-orientada pelo professor Fabrício Pontin (PUCRS). Fizeram parte da banca examinadora os professores Thadeu Weber (PUCRS); Denilson Werle (UFSC) e Felipe Gonçalves Silva (UFRGS).