Notícias
Professor do IFPI participa de Conferência na Dinamarca
Professor de Física e diretor geral do Campus São Raimundo Nonato, Francisco Nogueira Lima participou da 24ª Conferência Centro-Europeia de Óptica Quântica 2017, realizada em Lyngby, na Dinamarca, no período de 26 a 30 de junho de 2017.
Ele apresentou um trabalho, na área de Física Teórica, intitulado “Spontaneous decay of a two-level system close to a perfectly reflecting sphere" (Decaimento espontâneo de um sistema de dois níveis próximo a uma esfera perfeitamente refletora).
A pesquisa trata da taxa de decaimento espontâneo, ideia introduzida por Einstein na derivação da lei da radiação de Planck, de um sistema de dois níveis posicionado próximo a uma esfera perfeitamente refletora. Os resultados obtidos têm implicações diretas na investigação sobre como a geometria do problema pode ser útil na exploração e/ou controle da taxa de emissão espontânea, que é potencialmente importante na definição do desempenho de dispositivos optoeletrônicos: telas de iluminação, lasers, amplificadores ópticos e células de energia solar.
"Esse trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida no doutorado sob a orientação do professor Marcelo Lyra (UFAL), contando ainda com a parceria do professor Rodrigo Lima (UFAL), dentro do programa de Doutorado em Física (DINTER), resultado da pareceria entre o IFPI e a UFAL. Os custos da viagem contaram com o apoio da Instituição de Fomento CAPES.", diz o professor.