Notícias
IFPI e Huawei oferecem treinamento com foco na "geração nem-nem"
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a multinacional chinesa Huawei lançam capacitação gratuita para instaladores de fibra óptica. O foco, inicialmente, é qualificar jovens chamados nem-nem (nem trabalham e nem estudam), moradores de Teresina, com idade entre 18 a 29 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade. É obrigatório registro no CadÚnico.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 09 e 14 de novembro, pela internet, no formulário on-line. Ao todo, são ofertadas 30 vagas. Caso haja desistência ou inscrição inviabilizada, será chamado o próximo candidato da fila de espera.
As aulas teóricas e práticas presenciais desta primeira turma estão previstas para iniciar dia 16 de novembro, no Campus Teresina Central. A intenção é, futuramente, também promover a requalificação de quem já está no mercado de trabalho, bem como de alunos da rede pública e privada em geral.
De acordo com o professor do Campus Teresina Central, Francisco Marcelino, um relatório internacional apontou o Brasil como o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e nem trabalham. Os dados foram apresentados no Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). E, segundo a consultoria IDados, o número total de jovens, de até 29 anos, que estavam sem trabalhar e estudar no final do segundo trimestre de 2021 era de 12,3 milhões.
A fim de combater essa estatística, a Huawei doou doze laboratórios de fibra óptica (FTTH/ FTTx), para instituições de ensino localizadas nas 5 regiões do país. Além do Instituto Federal do Piauí, foram entregues 4 laboratórios no Amazonas (IFAM); 4 em parceria com o Senai (BA, TO, ES e DF); 1 no Rio de Janeiro (Unisuam); 1 em Minas Gerais (Inatel) e 1 no Ceará (IFCE).