Notícias
Aluna do Campus Teresina Central conquista Bolsa de Iniciação Científica do CNPq
Steffany Vitória Medeiros Frota, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, do Campus Teresina Central, ganhou a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A conquista se deve ao resultado alcançado na 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2020), onde a aluna obteve medalha de prata.
Na opinião do professor Leudimar Uchôa, que orientou a estudante para a olimpíada, a conquista de Steffany incentiva os demais alunos a participarem das competições científicas. “É um ótimo resultado que se soma aos muitos que já conseguimos com a OBA e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog)”.
Para Steffany, a bolsa representa a parte de uma escada, ou seja, um passo a mais dado na carreira estudantil. Ao falar sobre o futuro, diz que há muitas áreas que despertam seu interesse. “No entanto, as oportunidades e experiências que a OBA me proporcionou, e ainda proporciona, abriram meus olhos para algo que eu nunca havia pensado em estudar a fundo, a física”.
A olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa.
Iniciação Científica Jr.
De acordo com o CNPq, a bolsa tem a finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.