Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Alunas de Alimentos ministram curso de boas práticas em manipulação

Notícias

Alunas de Alimentos ministram curso de boas práticas em manipulação

publicado: 13/12/2023 14h46 última modificação: 13/12/2023 14h48

No dia 8 de dezembro, as alunas Aldira Silva Neta, Francisca Regina dos Santos, Lídia Silva e Sâmia Brito, do sexto módulo do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Campus Teresina Central, ministraram o "Curso de Capacitação em Boas Práticas de Manipulação" para os manipuladores de alimentos terceirizados do Refeitório do Campus.

Sob a orientação das professoras Rosana Martins Carneiro e Etelvina Maria de Carvalho Gonçalves Nunes, a atividade extensionista foi desenvolvida no contexto da disciplina Projeto Integrador III, e teve o objetivo de  capacitar os manipuladores de alimentos do Refeitório no conhecimento das Boas Práticas de Manipulação (BPM) e na higiene dos alimentos oferecidos na instituição.

Inicialmente, foram coletadas informações sobre as condições higiênico-sanitárias relacionadas à produção e ao preparo dos alimentos, visando identificar pontos específicos e críticos para uma orientação mais eficaz dos colaboradores envolvidos. O intuito foi repassar conhecimentos apropriados aos manipuladores de alimentos sobre as BPM, visando aprimorar a qualidade e a segurança alimentar para os comensais.

O curso contou ainda com o apoio dos Diretores Geral, de Ensino e de Extensão do Campus, e  das Nutricionistas Marina Vasconcelos Almeida Lima e Nayara Maria Rodrigues Cavalcante Lima, responsáveis pelo refeitório.

Segundo as orientadoras, a experiência adquirida pelos membros do projeto e pelos colaboradores participantes ressalta a importância de projetos de extensão direcionados a esse público específico. “Essa experiência proporcionará aos alunos um aprofundamento significativo além da sala de aula, contribuindo não apenas para o enriquecimento acadêmico mas, também, para a promoção da distribuição de refeições com qualidade e segurança aos discentes da Instituição”, disse a professora Etelvina.