Notícias
Alunos de Teatro fazem apresentação pública no Teresina Central

No formato crítica social, as apresentações marcaram os exercícios teatrais dos estudantes.
As apresentações teatrais estiveram de volta ao Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí. Na última quarta-feira, 31, o palco do auditório Maestrina Clóris de Oliveira recebeu os estudantes para as encenações da Oficina de Teatro Experimental do IFPI.
Na ocasião, o professor Moisés Chaves, diretor e coordenador do Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e que ministrou as aulas junto aos estudantes do campus, comentou que há quarenta dias, duas vezes por semana, os jovens estavam aprendendo teatro em sala de aula. Lembrou ainda que a primeira edição do projeto começou há quarenta anos na mesma escola, com um grupo de estudantes, os quais fizeram um trabalho de peças teatrais na instituição e que foi considerado o Grupo de Teatro da Escola Técnica Federal do Piauí.
Egressos da Escola Técnica, como a professora Fátima Guimarães, hoje diretora de cinema, marcaram presença no auditório. “Este é o papel que a arte exerce na vida de uma pessoa. Ninguém nasce para ser ator ou atriz, mas para ser humano e profissional através dos conhecimentos”, explicou o professor.
O exercício de culminância dos conhecimentos teatrais foi dividido em duas turmas. A primeira, com estudantes da turma 01, que organizaram o espetáculo “Negreiros”, assunto pertinente e amplamente discutido em todo o mundo. Este primeiro momento teve participação do saxofonista e professor do IFPI, Luís Soares. “Eu acredito na escola, com proposta educacional efetiva, se tiver, além das disciplinas propedêuticas, teatro, esporte e música”, comentou.
O segundo tema “Na pressão”, também abordou assunto e cenas criadas a partir de propostas dos próprios estudantes, que resolveram conscientizar a plateia sobre o dia a dia enfrentado na escola, em família e entre amigos. A atuação teve a presença do guitarrista Flávio Wijana, dos Brasinhas.
A aluna do primeiro ano, do curso técnico em Segurança do Trabalho, Naiube Frazão, integrante da oficina, expressou que foi muito interessante a iniciativa do professor Moisés de reaver o teatro do IFPI. “Queríamos nos expressar por meio a arte e agora deu certo”, diz aluna. Segundo ela, muitos colegas participaram da oficina para adquirir experiência, outros, por amor ao teatro.
O evento foi realizado por meio do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), com o apoio das Diretorias Geral, de Ensino e de Extensão do campus. O projeto proposto pelo NAE representou uma tentativa de retomada das atividades do Grupo de Teatro da antiga Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPi). “Histórico trabalho coordenado pelos professores José Gomes Campos (In memoriam) e Paulo de Tarso Libório, de onde surgiram grandes nomes do teatro piauiense, como Francisco Pellet, Francisco Castro, Fátima Guimarães, Aldenir Hudson e muitos outros”, afirma Moisés.