Notícias
Alunos do Teresina Central visitam Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro
Alunos do curso técnico em Administração e Logística do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizaram, na última sexta-feira,06, visita técnica à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa APIS), localizada no município de Picos-PI.
No local, foram recepcionados por Antônio Leopoldino, o Sitonho, apicultor e diretor da Casa APIS, que apresentou o empreendimento aos estudantes e professores. Segundo ele, a casa foi criada em 2005, com a reunião de 5 cooperativas e abrange 41 municípios, 52 comunidades e 850 apicultores.
A Central dispõe de uma unidade industrial com capacidade de processamento de 2 mil toneladas de mel por ano. A estrutura de produção conta com 36 casas de extração, transporte, laboratório, plantel de 42 mil colmeias e apoio técnico ao produtor. O mel produzido na Central é exportado para os Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
A visita foi coordenada pelos professores Reinaldo de Araújo Lopes, da disciplina Administração da Produção, Maria Mislene, da disciplina Logística Reversa, com cooperação do professor Raimundo Nonato da Cunha, chefe do Departamento de Disciplina, e apoio da Diretoria de Extensão e do Departamento de Gestão e Negócios.
De acordo com os docentes, a atividade proporcionou aos estudantes uma experiência de aprendizado, na qual eles puderam conhecer a estrutura, os espaços institucionais e o funcionamento de uma cooperativa agrícola, além do processamento do mel orgânico desde a recepção até o armazenamento, envase e distribuição para mercado local e internacional.
“Sendo o mel o terceiro produto de exportação do Piauí, é válido para nossos estudantes entenderem a cadeia produtiva e os métodos de produção aplicados para que esse produto, ouro piauiense, ganhe cada vez mais expansão no mercado brasileiro e internacional”, explica Reinaldo Lopes.
Para o Departamento de Gestão e Negócios, trata-se de esforço institucional em promover vivências que objetivam uma formação profissional para além da sala de aula, com interação em ambientes organizacionais. “A práxis da profissão pôde ser assistida in loco por nossos estudantes, sob os aspectos da produção e logística.”