Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Alunos do Teresina Central vivenciam práticas para elaborar Plano de Manejo

Notícias

Alunos do Teresina Central vivenciam práticas para elaborar Plano de Manejo

publicado: 19/09/2022 09h34 última modificação: 19/09/2022 09h38

Professores e estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Teresina Central realizaram, na última quarta-feira, 14, suas práticas acadêmicas no Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, localizado na Zona Norte da cidade. O objetivo foi reconhecer a área e levantar os primeiros dados no local, visando a construção do Plano de Manejo de Unidade de Conservação em Teresina.

A atividade de campo é fruto de reuniões, já realizadas entre o campus e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no intuito estabelecer uma parceria prática voltada para os alunos do Instituto Federal do Piauí e útil para a Semam. A ideia é entregar posteriormente o Plano de Manejo - produto que será elaborado por discentes e professores do IFPI incorporando soluções para o município.

De acordo com o Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Alimentícia (Diaspa) do Campus Teresina Central, para isso foi necessário investigar quais regiões protegidas da cidade ainda demandam um regimento de proteção, mediante o qual se estabeleçam normas que devem conduzir o uso da área.

O plano está sendo elaborado por estudantes do quarto módulo que operam em equipes, dividas para atuar nos aspectos sociais, físico, de fauna e flora. A oportunidade permite, não apenas a produção de um trabalho acadêmico, mas técnico e que favorecerá a elaboração de um produto viável para a prefeitura utilizar como manejo de unidade de conservação.

Como a tarefa não será constituída de forma isolada, até o final do semestre outras visitas serão realizadas no parque, bem como oficinas junto à comunidade, que terá ação participativa na elaboração do plano, visto que será diretamente impactada por habitar no entorno da unidade.