Notícias
Atividades marcam III Semana da Consciência Negra no Teresina Central
Apresentação cultural, exposição de trabalhos dos discentes e palestras marcaram a III Semana da Consciência Negra, no Campus Teresina Central, na manhã desta terça-feira,14. O evento acontece de 8 a 30 de novembro nos campi do Instituto Federal do Piauí, sob coordenação dos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que discutem a temática: “Por uma educação antirracista: dos marcos legais às vivências”.
Quem compareceu ao campus pôde apreciar a Exposição “Festa da Cor”, organizada pelos estudantes das Turmas 405 e 203. De acordo com a professora Ariane Lima, que coordenou os trabalhos, as apresentações nos convidam a passar pelos momentos onde a negritude se prepara para celebrar. No local, exposições de painéis que retratam práticas trancistas, religiosidades negras afro-brasileiras, danças e festa da cor. “A proposta dos alunos é montar essa narrativa sobre assumir a negritude e ancestralidade”.
Para a aluna de Segurança do Trabalho, Maria Vitória, que auxiliou na composição do painel trancista, a intenção é mostrar como se preparar, utilizando-se da diversidade de cabelos e tranças retomando as tradições ancestrais.
No auditório Carmem Sinott aconteceu a palestra musicada “Na trilha do Samba: do terreiro à indústria fonográfica”, com os professores Alfredo Werney e Adelino Frazão. Na oportunidade, Alfredo pontuou que falar da história do negro no Brasil, é falar de resistência, de uma história de luta contra o preconceito racial. “Os negros inventaram a chamada música popular urbana. E daí é que vem o maxixe, samba, bossa nova e todo esse conjunto de movimentos que formam a MPB”.
Na tarde de segunda-feira, 13, o auditório Maestrina Clóris de Oliveira acolheu a abertura da Semana, com a palestra “Educação Antirracista: dos marcos legais às vivências”, proferida pela diretora de Extensão e Articulação comunitária do IFPI, Samara Pereira, e pela professora Francisca Raquel da Costa, coordenadora do NEABI - Campus Teresina Central. No local, houve ainda apresentação cultural e roda de conversa com egressos e egressas do IFPI.
“Contamos com a participação de servidores, convidados e alunos. Discutimos a temática da semana, que é a educação antirracista, os marcos legais, refletindo também sobre aspectos da realidade, avanços e os principais desafios que nós temos nesse enfrentamento ao racismo”, comentou Samara.
Para saber mais, acesse programação completa