Notícias
Benefícios da POLAE favorecem mais de 700 alunos no Teresina Central
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, por meio da Diretoria de Extensão, informa que um total de 748 alunos foram assistidos no Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, nas modalidades Benefício Permanente, Benefício Cultura e Benefício Atleta.
De acordo com a assistente social Virgínia Rocha, que coordena a Assistência Estudantil e Educação Inclusiva no campus, este número corresponde ao quantitativo de alunos que passaram a ser atendidos, desde maio de 2022, e que terão direito a receber os benefícios até a conclusão do curso.
Segundo ela, a quantidade de estudantes atendidos por ano é variável, visto que depende muito do recurso que é destinado para este fim. No entanto, reforça que 2022 foi um ano significativo para o Teresina Central no que se refere ao atendimento aos discentes, com estas modalidades de benefício. “Configura-se como um grande passo dado na busca da inclusão social e na garantia dos direitos, minimizando as desigualdades sociais e oferecendo a estes alunos condições mínimas de manutenção e permanência na Instituição”.
O Programa tem como objetivo suprir as necessidades dos estudantes, no que diz respeito aos custos básicos para a permanência destes em seus referidos cursos, cobrindo demandas como: pagamento do translado para o IFPI, compra de materiais acadêmicos e outras necessidades expostas pelos alunos, que se mostram diferenciadas a depender da Situação de Vulnerabilidade Social apresentada. “É um trabalho que parte da prerrogativa do direito à Educação e busca garantir este direito pelos serviços e diferentes benefícios ofertados pelo IFPI.