Notícias
Campanha de combate ao Bullying é destaque no Teresina Central
A abertura das ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrada oficialmente no dia 07 de abril, trouxe, nesta terça-feira, 4, para o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí o Grupo de Teatro Kahuahan – projeto da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na oportunidade, o auditório Maestrina Clóris de Oliveira acolheu a leitura dramática “Bullying, tô fora”, dirigida pelo professor de teatro e ex-aluno da escola, Moisés Chaves.
Em seu discurso expressou que o mundo passa por momentos difíceis de intolerância e que a educação ajuda na construção do ser humano. “Há trinta anos eu estava no lugar de vocês, nesta mesma instituição. Tenho muito orgulho de ser egresso da antiga Escola Técnica Federal do Piauí”, disse Chaves. Segundo ele, graças ao teatro e a música, tornou-se a pessoa que é hoje. Atualmente coordena turmas de teatro da Uespi e da Fundação Municipal de Cultura. “Aqui tive a oportunidade de atuar com os melhores professores”.
A psicóloga e diretora de Projetos Especiais da Uespi, Aline Mendes, ressaltou que veio de uma Instituição de Ensino Superior para dar as mãos aos alunos do IFPI. “Falar de um sofrimento que gera impacto na saúde do outro, também nos provoca a refletir: e se fosse comigo?”, comentou, acrescentando que é com respeito coletivo que somos felizes.
O aluno do primeiro ano de Agrimensura, Júlio de Andrade, lembrou que a fala dos personagens o levou a pensar em atitudes do passado. “Querendo ou não, já presenciamos e praticamos bullying. Hoje me sinto mais capaz de identificar e tentar combater.”
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a filmes sobre a temática, com espaço aberto para discussões, colar cartazes explicativos sobre bullying, apreciar as apresentações do projeto Terças Musicais, jogar xadrez e tênis de mesa. “Tudo isso porque vocês são nossos principais personagens. O conhecimento liberta!”, pontuou a professora do campus, Josiene Carneiro.
As boas-vindas à plateia foram dadas pelo professor Luís Carlos Soares, coordenador do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), que destacou a colaboração das Direções Geral, de Ensino, Extensão, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Departamento Pedagógico, Coordenação do Curso de Música e professores de Educação Física. Todos unidos para identificar, combater e prevenir o bullying.