Notícias
Campus Teresina Central classifica 51 estudantes para 2ª fase da OBMEP
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) classificou 51 estudantes, com melhor pontuação e critérios de desempate, estabelecidos para a segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021). As provas serão realizadas no próximo dia 06 de novembro, no formato remoto, às 14h30 (horário de Brasília).
Segundo o professor de Matemática, Jonathan Lavor da Costa, que coordena a Olimpíada no campus, os discentes classificados atualmente têm acesso a treinamento oferecido pelos professores, por meio de videoaulas.
“Trata-se do Polo olímpico de preparação para olimpíadas do IFPI (POTIFPI)”, esclarece o professor Domingos Ponciano, que está à frente do projeto. Ele observa que os alunos estão esperançosos diante da oferta das aulas, cuja ideia é deixá-los por dentro de tudo o que vai acontecer na segunda fase. “Todos os classificados podem participar”, completa.
A atividade vem sendo desenvolvida desde de 2019, de forma presencial,entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, segue online, com uma turma no Google Classroom, nas manhãs de sábado, das 9h às 11h.
Ouro na OBA
Isabela Silva, aluna do curso técnico integrado em Logística, é uma das integrantes do projeto, classificada para a segunda fase da OBMEP. Ela conta que o curso foi importante para o alcance desta etapa, principalmente por ter participado de encontros síncronos (aulas em tempo real) que a ajudaram a interagir e tirar dúvidas. “Tento estudar todos os dias, com provas antigas e com aulas dos assuntos que são mais recorrentes”, explica.
Vale lembrar que Isabela é medalhista de ouro na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2021).“Para mim, ter conseguido a medalha de ouro foi, sem dúvidas, uma enorme conquista, que já vinha sendo cultivada há muitos anos, desde o meu primeiro contato com a Olímpiada em 2017. Em 2018 eu fui medalhista de bronze, em 2019, de prata e agora, em 2021, o tão sonhado ouro veio!
Sobre a OBMEP
Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Para saber mais, acesse http://obmep.org.br/