Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Centelha 2 é apresentado no Teresina Central

Notícias

Centelha 2 é apresentado no Teresina Central

publicado: 19/08/2022 13h30 última modificação: 19/08/2022 13h30

Estudantes e professores do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) marcaram presença no auditório Maestrina Clóris de Oliveira para conhecer o Programa Centelha 2 Piauí, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado.

A apresentação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 18, realizada por representantes do IFPI, do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Na ocasião, a comunidade acadêmica do campus conheceu o programa, os benefícios que a iniciativa oferece aos empreendedores, além de todo o processo de submissão de uma ideia, dentre eles, o problema, solução proposta e viabilidade técnica

De acordo com o edital, os recursos para concessão de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq estão limitados ao valor máximo de R$ 26.000,00 (vinte e seis mil reais), por projeto de inovação.

Sobre o Centelha

É promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI).

Inscrições

As inscrições do Programa Centelha 2 no estado do Piauí iniciaram em 29/04/2022 e se encerrarão em 31/08/2022, às 18h, no endereço eletrônico https://programacentelha.com.br/pi/. No site também é possível obter mais informações sobre a iniciativa, o cronograma completo, os setores e temáticas contemplados pelo edital.  

Como funciona

Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora, se traz benefícios para a região e se possui potencial de mercado. Na segunda fase, os selecionados devem elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio, com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar uma boa empresa. 

Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas serão oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.