Notícias
Começa VI Semana de Música do IFPI
O Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Teresina Central iniciou, nesta segunda-feira, 7, a 6ª edição da “Semana da Música do IFPI”. A abertura das atividades aconteceu no auditório Carmem Sinott e contou com a participação da pró-reitora de Extensão, Divamélia de Oliveira, na oportunidade representando o reitor Paulo Borges.
Ao dar as boas-vindas, parabenizou a todos pela iniciativa, desejando a realização de um evento extenso na simplicidade, mas também na grandiosidade do IFPI. “Com certeza será uma ação exitosa, com todos os participantes saindo daqui com uma formação melhor”.
Em nome da Comissão Organizadora, o professor Thiago Cabral, coordenador do curso, agradeceu a todos os integrantes da Semana, que reúne professores do Teresina Central e demais campi do IFPI.
Destacou que a Semana de Música é cem por cento institucional visando atender, tanto às necessidades específicas do Curso Técnico em Instrumento Musical, como dos estudantes que chegam ao campus para desenvolver estas habilidades, sejam elas do ponto de vista técnico ou de trabalho. “Diante da pandemia, observamos muitos músicos sem emprego. Nesse momento, refletimos nossa condição de trabalho no contexto atual, discutindo como desenvolver estratégias para utilizar o conhecimento, de forma a oferecer sustento para os músicos”.
No primeiro dia da Semana da Música do IFPI aconteceu pela manhã a palestra de abertura com o professor João Valter Ferreira Filho, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que discutiu a temática: Música e trabalho: novos caminhos de formação e sobrevivência para o músico profissional. “Essa incerteza na área da empregabilidade de música, na verdade, é um fenômeno que passa ao longo da história”, comentou Valter, acrescentando que grandes transformações sociais ao longo do século vão sempre acarretar mudanças no cenário profissional do músico.
O evento segue até o dia 11 de novembro tendo como objetivos incentivar o aprendizado na arte musical; valorizar a atuação do(a) educador(a) musical e performer no ambiente acadêmico e promover, entre os pares e à comunidade interna e externa, a produção musical desenvolvida pelos professores, alunos e ex-alunos do IFPI.