Notícias
Conscientização inclusiva é tema de evento no Campus Teresina Central

O evento vai até quinta-feira, 2, no Auditório Maestrina Clóris de Oliveira
Teve início nesta quarta-feira, 1, o I Workshop do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O evento vai até o dia 2, no Auditório Maestrina Clóris Oliveira.
A programação do evento começou com a formação da mesa de honra, composta pelo reitor Paulo Henrique Gomes de Lima, pela pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, pelo diretor geral do Campus Teresina Central, Ezequias Matos Esteves, pelo secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, pela assessora de Inclusão e Diversidade do IFPI, Kênnya Martins, pela coordenadora do NAPNE do Campus Teresina Central, Ana Lídia Feitosa, e pela coordenadora do evento, Lidiana Nunes.
Paulo Henrique Gomes de Lima parabenizou os organizadores pela realização do evento e enfatizou a ação do IFPI na inclusão das pessoas com deficiência. “Saibam que a Reitoria e todas as Direções Gerais estão dispostas a implantar, efetivamente, políticas de inclusão”, afirmou. Em seguida, a coordenadora do NAPNE, Ana Lídia Feitosa, explicou as funções, metas e conquistas do Núcleo. Depois disso, foram realizadas apresentações culturais inclusivas realizadas por alunos com deficiências do IFPI e convidados externos.
Lidiana Nunes, que coordena o evento, explica que a iniciativa para a execução do Workshop foi uma forma de sensibilização não só do Campus e de todo o IFPI, como também de uma forma geral para a comunidade externa.
"Quando pensamos nesse evento, tínhamos em mente que o IFPI é uma instituição que prima não só pela inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência, mas também para que esses alunos se tornem profissionais que possam ser absorvidos no mercado de trabalho”, completou. Hoje, só no Campus Teresina Central, circulam em torno de 70 alunos com diversas formas de deficiência, principalmente física e auditiva.
Durante a tarde, o evento conta uma palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), ministrada pela promotora de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Marlúcia Almeida, e uma palestra sobre as Conquistas e os Desafios da Educação Inclusiva no Piauí, com a coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto, Vivianne Faria.
Após as palestras, será realizada uma mesa redonda sobre Entraves e avanços na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A mesa é composta por diversas pessoas com variados tipos de deficiência que estão ativas no mercado de trabalho teresinense.
Até o final do evento, na quinta-feira, o Campus Teresina Central recebe uma Feira Expositiva com a caracterização das deficiências auditiva, visual, física e intelectual.