Notícias
Curso de Tecnologia em Gestão de RH do Teresina Central conquista nota 4 no Enade
O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí obteve conceito 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) - indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame de 2022.
Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira, 31 de outubro, em Brasília - DF
De acordo com a coordenadora do curso, professora Lyvia Basílio, professores, gestão e estudantes do campus sentem-se muito orgulhosos com o resultado. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia, nossos alunos e nossa instituição conseguiram um ótimo desempenho”.
Sobre o Enade
De acordo com o Inep, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.
Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.