Notícias
Disciplina do Mulheres Mil é encerrada com atividades microempreendedoras
O encerramento da disciplina Empreendedorismo do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal do Piauí foi marcada pela organização de um minimercado, que aproximou as alunas do consumidor. A atividade, realizada na última quinta-feira, 30, no Campus Teresina Central, faz parte do curso de Formação Inicial Continuada de Microempreendedor Individual (MEI), destinado a mulheres que trabalham como feirantes em mercados e feiras de Teresina.
A professora do Campus Dirceu, Cristiane Rodrigues, explica que a turma já é composta por alunas empreendedoras de segmentos diferentes e que elas trouxeram para o campus suas produções em forma de artesanatos, confecção, comidas típicas, horticultura e até moda pet. “Temos também bijuterias, artesanato de várias formas, tricôs e tapetes. Aqui elas mostram seus múltiplos talentos”.
Cristiane complementa que em sala de aula as alunas elaboraram diagnósticos e planos de ação com foco no evento. Para isso, trabalharam nas disciplinas de Empreendedorismo e Marketing aspectos de produtos, preços, pontos de venda e promoção. “Elas se saíram muito bem, trouxeram, inclusive, itens promocionais como os brindes, direcionado aos alunos, público-alvo do campus, visto que estamos em ambiente escolar”.
A estudante Rosimeire Barros, que trabalha no Shopping da Cidade vendendo jalecos e uniformes hospitalares, diz que resolveu frequentar o curso para se aperfeiçoar e aprender a fazer fluxo de caixa. Já Cristiane Santos levou os mimos personalizados para o campus. Segundo ela, o que a motivou a fazer o curso foi justamente o nome Mulheres Mil e o enfoque no microempreendedorismo individual. “O curso, na minha opinião, significa superação. Deixo minha filha na escola e também vou estudar. Aos poucos, estou expandindo minhas vendas em casa. Ontem mesmo tive que finalizar cem pedidos para uma loja.”