Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Estudantes do IFPI apresentam produções científicas no MUV- Ciência em Movimento

Notícias

Estudantes do IFPI apresentam produções científicas no MUV- Ciência em Movimento

publicado: 31/10/2023 10h29 última modificação: 31/10/2023 10h29
Exibir carrossel de imagens No Campus São Raimundo Nonato, os alunos participaram de oficinas, feiras de ciências, apresentação de trabalhos, apresentação cultural e palestras.

No Campus São Raimundo Nonato, os alunos participaram de oficinas, feiras de ciências, apresentação de trabalhos, apresentação cultural e palestras.

Estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química do Campus Teresina Central apresentaram trabalhos orais e em banners no “MUV - Ciência em Movimento”. Evento realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí. Na ocasião, os alunos participaram de oficinas, feiras de ciências, apresentação de trabalhos, apresentação cultural e palestras.

Segundo a professora Leia Soares, esse momento representou para os acadêmicos uma rica oportunidade de interação e integração discente, proporcionando aos estudantes uma melhor compreensão dos conteúdos estudados e pesquisados nas áreas de formação de professores.

“Além disso, buscou socializar os conhecimentos e disseminar as pesquisas realizadas ao longo do curso nas disciplinas e experiências em Projetos de Pesquisa e Extensão, bem como em Programas, tais como: Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, além da socialização de resultados de projetos em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e relatos de experiências acadêmicas em estágios, promovendo uma maior interação entre corpo discente e docente, pesquisadores e estudiosos na área de formação de professores.”

O evento envolveu ainda outras instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), as escolas de educação básica das redes particular, estadual e municipal de São Raimundo Nonato, além de atividades voltadas, tanto para comunidade interna do campus, quanto da comunidade externa, desenvolvidas com a participação de órgãos ligados aos governos locais.

Banners apresentados:

 - A aplicação do jogo “operações misteriosas” como potencializador para o ensino das operações básicas de Matemática”

Autores: Clarissa de Oliveira Rubim Sousa; Luana Aguiar e Antônio Evangelista (orientador).

 - Viroses Hepáticas: Hepatites virais; citomegalia; e monocucleose.

Autores: Helyda de Sousa Vieira; Rita de Cássia e Marlúcia Lacerda (orientadora).

 - Avaliação da influência dos princípios da Química Verde para uma abordagem interdisciplinar no ensino médio

Autores: Jéssica da Silva Nascimento; Jussimara Sousa; Pedro Mariano.

 - A Química Orgânica no ensino médio: uma proposta de sequência didática com enfoque em fármacos e automedicação para promover o aprendizado baseado em problemas.

Autores: Jéssica da Silva Nascimento; Jussimara Sousa; Pedro Mariano.

 - Metodologias de gamificação para o ensino dos assuntos de químicas da 1ª série do ensino médio. 

Autor: Vinícius Ítalo de Cena Santos

Apresentações orais:

- Desenvolvendo habilidades pedagógicas através do RPG

Autores: Quefar Amonai Barbosa da Silva Fontenelle

 - Perspectivas do Ensino Médio: os caminhos da adaptação

Autores: Jussimara Sousa Carvalho; Jéssica da Silva e Pedro Mariano.

 - O Papel da visita técnica na formação docente integrando ensino, pesquisa e extensão

Autores: Bruna da Silva Faria; Luana Aguiar; Jenyffer Karolline; Sara Ribeiro e Josué de Oliveira

 - Metodologias de gamificação para o ensino dos assuntos de químicas da 1ª série do ensino médio

Autores: Vinícius Ítalo de Cena Santos; Evânia Carvalho (orientadora)

 - Protagonismo feminino na Física: desafios, superação e inclusão.

Autores: Ana Caroliny de Lira Silva; Marta Kermy; Marcos Ferreira da Silva e Leia Soares (orientadora)

 - Qualidade da Educação Brasileira: Diferenças e Semelhanças entre as grades curriculares das escolas públicas e privadas, um estudo sobre a estrutura interna das escolas

Autores: Leonardo Antônio Amorim Medeiros; Antônio Sales e Hillary Arrais.