Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Estudantes do IFPI com deficiência visual apreciam mostra de arte inclusiva

Notícias

Estudantes do IFPI com deficiência visual apreciam mostra de arte inclusiva

publicado: 13/09/2023 09h57 última modificação: 13/09/2023 09h57
Exibir carrossel de imagens Alunos do Teresina Central, cegos e com baixa visão, na Galeria Terra Siena

Alunos do Teresina Central, cegos e com baixa visão, na Galeria Terra Siena

A Galeria Terra Siena recebeu, na manhã do último dia 06 de setembro, um grupo de alunos cegos e com baixa visão do Campus Teresina Central para uma visita à exposição de gravura da professora e artista plásticas, Yolanda Carvalho.

O objetivo foi propiciar aos estudantes a oportunidade de participar de uma exposição de xilogravuras planejada, a partir de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias assistivas para o público cego em espaços expositivos.

A atividade foi realizada por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), em parceria com a professora de Arte do campus, Aracely Lucena, que também integra a equipe de curadoria da exposição.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um momento único de apreciação artística através da leitura tátil. “Enquanto tocavam as obras, acompanhavam tudo através da áudio descrição, tecnologia produzida para facilitar a leitura e compreensão do que é representado em cada gravura”, explica Aracely. Além disso, acrescenta a professora, puderam ler as etiquetas produzidas na escrita braile, com fontes ampliadas, garantindo assim o direito da pessoa cega de frequentar espaços culturais inclusivos, conforme assegura o artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Ana Lídia Feitosa, coordenadora do NAPNE no Teresina Central, parabeniza a artista plástica pela exposição de arte voltada para o público de pessoas com deficiência visual, pois possibilitou que eles conhecessem e apreciassem os trabalhos expostos através do tato, algo incomum na maioria das exposições que acontecem. “A experiência deixou os alunos encantados, eles relataram que foi a primeira vez que puderam conhecer uma obra de arte por meio da percepção tátil.”

Para Wadson Tardelle, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, a visita foi experiência única e interessante. Na galeria, conseguiu compreender bem a exposição, pois teve a oportunidade tocar e manusear peças. “O recurso de áudio descrição foi de suma importância para consolidar o entendimento. Esperamos ter outras oportunidades como essa.”

Sobre a exposição

Intitulada “Sentidos” é um dos produtos de pesquisa do mestrado da própria artista Yolanda Carvalho e apresenta um recorte de sua vida e obra.

A mostra foi produzida por uma equipe de mestrandos e professoras do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Arte, Patrimônio e Museologia da UFPI/UFDPar.

Além de apresentar xilogravuras, matrizes e objetos que compõem o saber-fazer de Yolanda Carvalho, integra também o produto de pesquisas desenvolvidas no mestrado sobre curadoria e recursos de tecnologia assistiva em espaços expositivos direcionados ao público cego e com baixa-visão.