Notícias
Estudantes do IFPI participam de evento AWS DeepRacer em Brasília
Estudantes do Campus Teresina Central, membros do Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligente (LABIRAS), participaram da primeira edição da corrida física da AWS DeepRacer, evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorreu em Brasília, no período de 22 a 25 de julho.
O IFPI foi representado pelos seguintes estudantes: Paulo Roberto Araújo Leal (Engenharia Mecânica), Bianca Almeida de Oliveira Bezerra, Ruan Macêdo Santos e Antônio Meireles Alves Neto (todos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas), que foram orientados pelo professor Marcelino Almeida e pelo professor Eduilson Neves, secretário regional da SBC).
A AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos, utilizando modelos de machine learning (aprendizado de máquina), em que o vencedor é aquele que consegue completar o circuito no menor tempo possível. O aprendizado sobre machine learning acontece por meio de simulador de corrida 3D, hospedado em nuvem, independentemente do nível de conhecimento do desenvolvedor.
"A experiência competindo pela primeira vez na AWS DeepRacer foi incrível e marcada por muito aprendizado. Tive a oportunidade de aprender e aplicar técnicas de Machine Learning, permitindo que eu me aprofundasse em temáticas relevantes na tecnologia, em especial a inteligência artificial e a robótica, de forma interativa. Na competição, pude validar meus modelos em uma pista física, observando como eles se comportavam na prática e aprendendo com a performance deles em tempo real. Além disso, a interação que tive com os outros participantes foi extremamente positiva, pois tive a chance de debater ideias e trocar conhecimento com outros alunos de tecnologia de todo o país", ressalta a estudante Bianca Bezerra.
O AWS DeepRacer é um método lúdico e interessante para quem deseja aprender os primeiros passos em Inteligência Artificial, Machine Learning, técnicas de Reinforcement Learning (aprendizado por reforço).
"Nosso compromisso após o evento é fomentar e divulgar a competição para capacitarmos e darmos apoio a novos alunos para que participem das próximas edições e possam trazer bons resultados; por isso, em breve, pretendemos abrir turmas de capacitação para a competição dessa categoria e manter esse projeto perene com todo apoio do IFPI", comenta o professor Marcelino.