Notícias
Estudantes do IFPI são selecionadas para programa latino-americano de formação de líderes
Isabely Cristina Magalhães Matos, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, e Elizabete da Natividade Fernandes, que faz o curso técnico em Logística no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, foram selecionadas, entre diversos estudantes da América Latina, para participar do Bootcamp de Liderança Virtual (V camps), um treinamento promovido pela Academia Latino-americana de Liderança (Latin American LeadershipAcadmemy – LALA). O resultado foi divulgado no último dia 10 de novembro.
A LALA é uma instituição sem fins lucrativos que visa desenvolver uma nova geração de líderes. No treinamento, que terá duração de cinco dias, será desenvolvido o networking dos estudantes, senso de comunidade e habilidades de inovação social, propondo atividades intrapessoais e interpessoais. De acordo com a Academia, quando um participante termina este treinamento, ele faz parte de um ecossistema com oportunidades de desenvolvimento para os jovens fortalecerem suas habilidades de liderança aplicada, bem como projetos/empreendimentos de impacto social.
SELEÇÃO: Para participar do processo seletivo da LALA, após inscrição, foi necessário percorrer um processo de admissão composto por três redações em inglês e produção de vídeo em inglês, apresentando um pouco sobre suas perspectivas e visão de mundo. Também é analisada a participação dos candidatos em atividades extracurriculares.
Isabely participou de diversas olimpíadas no IFPI, entre elas: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Desde o início do ano, ela procura se inscrever em programas objetivando melhorar o idioma e expandir ideias sobre liderança e projetos sociais. “Essas competições, além de oferecer muitas oportunidades, me interessam para realizar meu sonho de estudar no exterior”, comenta.
Ao falar sobre como o IFPI a ajudou neste percurso, ressalta as aulas de Inglês, ministradas aos sábados, pela professora Lina Santana, além das olimpíadas de conhecimento. “Graças ao Instituto, pude ser medalhista na Olimpíada Nacional de Ciências. Com isso, comecei a me interessar pelas demais olimpíadas e perceber como elas podiam mudar a perspectiva dos estudantes, principalmente de zona rural”, revela Isabely, que mora na cidade de Altos, localizada a 38 Km de Teresina. Segundo a estudante, um dos aspectos comentados na entrevista do processo seletivo da LALA foi a participação em um projeto social que ela desenvolve com alguns estudantes de uma escola rural de sua cidade, denominado “Olimpíadas Já”, que tem por objetivo democratizar o acesso dos alunos dessas localidades às olimpíadas.
No caso de Elisabete, pela segunda vez a piauiense representará seu estado em um programa internacional, visto que este ano já foi selecionada para o Programa Jovens Embaixadores. “Não imaginava que ainda em 2022 conseguiria outra conquista tão especial”, destaca a estudante.
Para saber mais sobre a LALA, visite www.somoslala.org