Notícias
Estudantes do Teresina Central destacam-se em olimpíadas de astronomia e competição de foguetes
Estudantes do Campus Teresina Central do Instituo Federal do Piauí (IFPI) que participaram da 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2021) e da 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2021) conquistaram medalhas de ouro e prata. O bom desempenho dos alunos também foi apresentado em 2020, com o alcance de duas medalhas de ouro na MOBFOG, além de uma prata e bronze na OBA. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de segunda-feira (22), no Laboratório de Física do campus. Todas as competições foram realizadas de forma virtual devido à pandemia da Covid 19.
A medalhista Isabela Silva, aluna do curso técnico integrado em Logística, que levou o ouro na OBA 2021, agora com a medalha em mãos, sente-se mais estimulada e revela que a engenharia aeroespacial é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. Carreira que pretende cursar futuramente. “Meu amor pela astronomia vem de longe”. A prata ficou com Rômulo Constantino Silva, que cursa o técnico em Informática. “As dificuldades com a pandemia não me desmotivaram”.
Na MOBFOG 2021, o ouro veio para Francisco das Chagas Carvalho Neto, aluno de Eletrotécnica, que concorreu com um projeto de foguete virtual, elaborado individualmente, usando o software Openrocket.info. “Achei bem interessante a construção de um foguete, como se fosse uma coisa concreta”. Já o medalhista de ouro em 2020 (MOBFOG) e de bronze (OBA), Kailton Rodrigo Lima, reforça ser gratificante saber que seus estudos estão trazendo resultados. “Cada conquista é uma motivação a mais”, diz, acrescentando que pretende cursar Engenharia Elétrica e seguir na carreira de docente. O aluno Gabriel Tadeu da Silva também participou da MOBFOG 2020, obtendo medalha de ouro na competição - categoria real.
Para Steffany Vitória Medeiros Frota, aluna de Meio Ambiente e prata na OBA 2020, esta é uma das olimpíadas que mais abre portas. “Abre também nosso pensamento para outras áreas”.
Incentivo
O Professor de Física, Leudimar Uchôa, coordenador das olimpíadas no IFPI, lembra que as conquistas dos discentes em meio a uma pandemia renderam medalhas e certificados, conquistados graças à formação de grupos no WhatsApp, alimentados diariamente com vídeos e aulas sobre astronomia, provas anteriores, respondidas e gabaritadas. Vale ressaltar que o professor também foi agraciado com certificado e medalha de honra ao mestre por sua participação.
Sobre a OBA e MOBFOG
Tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa
A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Todo aluno participante recebe um certificado com seu nome grafado.