Notícias
Estudantes retornam ao Campus Teresina Central no modelo híbrido/presencial
O retorno das aulas, no modelo híbrido/presencial, marcou o início da semana no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O semestre 2022-1 começou nesta segunda-feira, 7, obedecendo à Portaria Normativa 1/2022, que dispõe sobre retomada gradual das atividades. De acordo com o documento, a fase híbrida será caracterizada por um regime de oferta mista, com a realização de ações presenciais, articuladas com o ensino remoto, de forma regular.
A volta dos estudantes às atividades letivas ocorre paralelamente com o regresso dos servidores técnico-administrativos e docentes. Segundo o diretor de Ensino, Franciéric Alves, a instituição já vem há muito tempo trabalhando para esse retorno, confiante de que conseguiria executá-lo de maneira correta, seguindo os protocolos sanitários. “Estamos muito felizes em receber nossos alunos e servidores”. No próximo dia 22 de março o campus acolherá também os alunos ingressantes do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O diretor destaca que para um retorno seguro foi necessária a realização antecipada de alguns eventos testes, como o curso intensivo Pré-técnico, provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além de reuniões e planejamento no campus. “Tudo de forma presencial para avaliar se estávamos realmente preparados”.
Vale lembrar que no início de fevereiro a Direção de Ensino iniciou a jornada de acolhimento aos estudantes, recepcionados por representantes de departamentos que repassaram os principais informes sobre o retorno às aulas no formato híbrido/presencial, neste primeiro semestre de 2022.
Para garantir um regresso seguro, todos os cuidados sanitários já estão sendo adotados e o acesso ao campus é assegurado somente aos estudantes portadores de comprovante de vacina. O comitê local segue se reunindo todas as quintas-feiras para fazer avaliações da semana.