Notícias
Feira de Ciências: Doces e Descobertas atrai centenas de estudantes ao Teresina Central
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí promoveu, no último dia 14 de novembro, a Feira de Ciências “Doces Descobertas: a ciência por trás dos alimentos açucarados”. O evento, realizado por meio do Curso Técnico em Agroindústria, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o IFPI.
As boas-vindas foram dadas pela professora Nívea Sousa, que apresentou o projeto à comunidade acadêmica presente no ginásio poliesportivo, ressaltando que o evento mistura conhecimento e curiosidade com a doçura do aprendizado, envolvendo as áreas de Nutrição, Agroindústria, Tecnologia em Alimentos, Agrimensura, Meio Ambiente e Informática.
Ao declarar aberta a Feira, a pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, na ocasião, representando reitor Paulo Borges, cumprimentou todos que se envolveram nesta ação multidisciplinar, integrando cursos técnicos e superiores. “Aqui a ciência será apresentada de forma lúdica e saborosa”.
Na oportunidade, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luís Silva, agradeceu à professora Nívea, por ter proposto um projeto que auxilia na popularização da ciência, com uma temática atual. “A ação não começa no edital, mas nas pesquisas”. Destacou ainda a presença de alunos e professores da rede estadual e municipal, e do Campus Teresina Zona Sul, que se dirigiram ao campus para prestigiar o evento.
O diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, ao representar o diretor geral, professor Paulo Vilarinho, parabenizou a equipe organizadora das atividades, ressaltando que um novo olhar foi dado ao espaço do Teresina Central.
“Agradeço a todos pela presença. É a realização de um sonho. Estamos alegres por saber que antecipamos o que projetamos”, comentou o aluno de Agroindústria, Kauã Felipo, ali representando os monitores, que contribuíram para efetivar a Feira.
Quem compareceu, apreciou estandes com exposições sobre “A origem do açúcar”, “Tipos de açúcares”, “Tecnologia de processamento de derivados do açúcar”, “Alimentos açucarados”, “Açúcar x Saúde”, “Adoçantes”, “Rotulagem de alimentos ricos em açúcar”, “Agrimensura do açúcar” e “Museu da Tecnologia”, além de distribuição de brindes, sorteios e palestras.