Notícias
IFPI apresenta Projeto EmbarcaTech a representantes de empresas
A Direção-geral do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10, representantes de empresas do Piauí e Maranhão para conhecer o projeto EmbarcaTech - Residência em Sistemas Embarcados. A iniciativa promove o desenvolvimento de soluções em Sistemas Embarcados, por meio de alocação de bolsistas residentes, remunerados em empresas parceiras.
Na reunião, o professor Rogério Silva, coordenador-geral do EmbarcaTech no IFPI, deu as boas-vindas aos participantes, transmitindo uma mensagem do reitor Paulo Borges sobre a missão do IFPI de levar seus alunos a obter conhecimentos para além dos muros da instituição, alcançando a sociedade e atendendo às demandas sociais.
Na ocasião, os representantes das empresas Ferro Norte Industrial, Cerâmica Forte, Newland, Flexmodular, Piauí Milhos e Ambev tiveram a oportunidade de entender sobre a forma de participar e se beneficiar do programa, conhecer o perfil dos bolsistas e a estrutura do projeto, além de observar exemplos de aplicações práticas e impacto nas instituições. “Cabe às empresas apresentarem contextos e problemas para que os alunos se desenvolvam e entreguem resultados”, explicou Rogério.
O professor Francisco Marcelino Araújo mostrou o funcionamento das placas de código aberto BitDogLab, falou sobre o corpo técnico do IFPI e os cem alunos residentes do projeto, matriculados nos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciaturas, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Nesta fase, os participantes selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 3.100,00 por 12 meses.
A servidora do IFPI, Elaine Osório, apresentou a Fundação de Apoio do Instituto Federal do Piauí (FAIFPI) como um agente importante no apoio ao desenvolvimento de projetos e a professora Rutiele Saraiva apontou as experiências exitosas na área de inovação, destacando parcerias do Instituto com os governos estaduais e federais. O professor Gilvan Moreira, coordenador do Mestrado em Engenharia de Materiais, ressaltou a importância de integrar a comunidade acadêmica com a comunidade externa, oferecendo mão de obra qualificada.
“Com a residência tecnológica, nossos alunos aprenderam conceitos que serão aplicados nas empresas, com investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, complementou o professor Franciéric Alves, diretor de Ensino do Campus Teresina Central.
Mariana Lopes, analista de Recursos Humanos da Ferro Norte Industrial, disse que a empresa está desenvolvendo atualizações no setor industrial. “Vou levar as informações do IFPI para a gerência sobre o projeto EmbarcaTech. Com certeza irá edificar nossas ações”.