Notícias
IFPI lança VII edição do Festival Estudantil de Teatro
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realizou, na última sexta-feira, 21, a VII edição do Festival Estudantil de Teatro (FESTHE). O evento aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, com a apresentação do musical “A vida é o que é”, dirigido pelo professor Luciano Melo.
“Não existe artista sem plateia”, ressaltou o professor Moisés Chaves, diretor de teatro, ao falar sobre a importância de incentivar o estudo do teatro nas escolas. Segundo ele, o FESTHE faz parte do Projeto Sexta Cultural, que visa a criação de um circuito cultural de arte para que o teatro chegue às instituições de ensino.
O Festival contou com a presença da arte-educadora e atriz Bid Lima. “Fico muito feliz em saber que este espaço, onde estudei, também vivencia, de forma latente, a arte”.
O representante do Theatro 4 de Setembro, Helder Anes, pontuou que a instituição apoia o Festival e que o Theatro está à disposição das atividades. Ao representar o IFPI, o servidor Luan Ruswell destacou que o FESTHE ocorre graças à dedicação do professor Moisés Chaves e de todos que acreditam no seu trabalho. Ainda durante Festival, estudantes receberam os certificados de participação no curso de Iniciação Teatral, realizado no Campus Teresina Central.
Sobre o espetáculo
O musical conta a história da infância de Francisco. A partir de suas memórias, o personagem, já adulto, circula por suas vivências com a mãe, na escola, na sua comunidade e com a natureza. Ao relatar suas memórias, Francisco discute alguns sentidos fundamentais da vida, como o amor, morte, natureza, esperança, família, política, educação e espiritualidade.
É vencedor de dois prêmios de melhor ator (Troféu “Em Cena” e “Melhores do Teatro Piauiense”) e o de melhor cenografia (“Melhores do Teatro Piauiense”), referente ao ano de 2023. Para Luciano Melo, participar do projeto Sexta Cultural é uma oportunidade única para divulgar a produção teatral piauiense.