Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > IFPI realiza treinamento para alunos do Programa Jovem Aprendiz

Notícias

IFPI realiza treinamento para alunos do Programa Jovem Aprendiz

publicado: 12/12/2023 09h49 última modificação: 12/12/2023 09h49

Estudantes dos campi Teresina Central e Zona Sul do Instituto Federal do Piauí - inseridos no Programa Jovem Aprendiz - participaram, na manhã desta segunda-feira, 11, do treinamento, cujo objetivo foi orientá-los sobre o processo de andamento do programa.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, no auditório Carmen Sinott foram repassadas informações sobre legalidades, direitos e deveres, férias, Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), Plataforma de Oportunidades, prazos para entrega de relatórios e rescisão de contratos.

A diretora de Extensão e Articulação Comunitária, Samara Pereira, ao observar o depoimento dos alunos, ressaltou que já utilizam uma linguagem profissional e demonstram satisfação com as atividades. “Trata-se de um aprendizado e, dentro dos processos de avaliação, é onde podemos fazer os ajustes necessários junto às empresas”, diz acrescentando que, considerando os campi Teresina Central, Zona Sul, Parnaíba e Floriano, o IFPI já conta com mais de 50 aprendizes inseridos no mercado de trabalho, de forma protegida, com direitos garantidos e aprendizagem condizente com o curso. “A ideia não é trabalharmos somente a teoria, muito importante na formação, mas que vocês tenham também a prática e possam sair do Instituto formados integralmente.”

Em suas declarações, os estudantes compartilharam experiências em restaurantes, hotéis, farmácias e construtoras, onde lidam com arquivos, relatórios, contratação de funcionários, planejamento, estoques, alimentos, contagem de produtos, tecnologia da informação, controladorias, digitalização de documentos e acolhimento ao cliente.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz

- Consiste em um programa de formação técnico-profissional metódica que inclui teoria e prática profissional;

- Dirige-se a adolescentes e jovens com idade entre 14 anos e 24 anos incompletos, exceto para pessoas com deficiência para quem não há limite máximo de idade;

- Visa à inserção digna e protegida de adolescentes e jovens no mercado de trabalho;

- É formalizado através de contrato de trabalho especial denominado Contrato de Aprendizagem Profissional.