Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Oficina de arte ressocializa alunos do Projeto Novos Horizontes

Notícias

Oficina de arte ressocializa alunos do Projeto Novos Horizontes

publicado: 07/07/2023 10h36 última modificação: 07/07/2023 10h36
Exibir carrossel de imagens Oficina de arte terapia, com produção de telas

Oficina de arte terapia, com produção de telas

A primeira etapa do Projeto Novos Horizontes para qualificação de adolescentes, que encontram-se em cumprimento de medidas socioeducativas em Teresina, foi concluída na manhã desta quinta-feira, 06. A oficina de arte terapia, com produção de telas marcou a culminância das atividades no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, que acolheu profissionais do Tribunal de Justiça para uma vivência denominada “Expressividade de minhas marcas”, baseada na história da artista mexicana Frida Kahlo, como autorrepresentação a partir das dores traumáticas que os seres humanos carregam em suas vidas.

Segundo a arte terapeuta e artista visual, Isabela Alencar, a oficina possibilita trabalhar, diante destas marcas, responsabilidades, transformações e recomeços por meio da pintura. Para isso, foram utilizadas duas fases. A primeira, quando expressaram os sentimentos através do desenho no papel, até a fluidez, quando ocorreu a transposição da figura para a tela, que posteriormente será catalogada e analisada conforme a cor usada para cada elemento.

“Não analisamos o desenho em si, mas a expressão que a pessoa aplica dentro da tela, a proporção, o fundo e a figura. Se o aluno transportou do papel para a tela o mesmo desenho, isso significa que ainda está preso a esta vivência e precisa, de certa forma, de acompanhamento psicológico.”

A pró-reitora de Extensão Divamélia Gomes lembra que em agosto serão ministradas as disciplinas nas áreas de empreendedorismo e inovação, além da parte prática, que inclui estágio, finalizando o processo do curso. “Os alunos estão tendo um aproveitamento positivo das disciplinas ministradas, além da integração e ressocialização, que é um dos objetivos da ação.”

A coordenadora do projeto, Jacqueline Setragni, ressalta que já foram realizadas pelo TJ outras oficinas, entre elas: Roda de conversa e imersão, com acompanhamento de psicólogos, Postura e ergonomia no trabalho e no cotidiano e Roda de conversa sobre visão de futuro.

 Sobre o projeto

O projeto Novos Horizontes é um acordo de cooperação técnica assinado pelo Instituto Federal do Piauí com o Tribunal de Justiça do Piauí, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para qualificação de adolescentes. Nesta primeira etapa, 20 alunos participam do curso de operação de microcomputadores e serão orientados para o mercado de trabalho.