Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Palestra no Congresso de Gestão Ambiental analisa o destino final de resíduos sólidos

Notícias

Palestra no Congresso de Gestão Ambiental analisa o destino final de resíduos sólidos

publicado: 25/11/2022 11h14 última modificação: 25/11/2022 11h14

No quarto e último dia do XIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, ocorrido nesta quinta-feira, 24, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, o professor José Fernando Thomé Jucá, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), discutiu a Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos - da geração à destinação final. 

Na oportunidade, explicou que está ocorrendo uma grande mudança no setor de resíduos, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, e que isso se deve, principalmente, a movimentos como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que aponta para questões das emissões de gases poluentes e aumento da temperatura da terra.

Segundo Jucá, no Brasil, o tratamento de resíduos ainda é realizado por meio do aterro sanitário, considerada a pior tecnologia em relação às emissões de gases e efeito estufa. “É importante tentar reciclar, fazer compostagem, ou seja, tratar o lixo de forma que possa ser mais útil e economicamente viável para a sociedade”.

Em outro momento foi discutido o "Resgate de flora em ecossistemas ferruginosos", por Maiky Lopes Paulo, da Gerdau, empresa brasileira produtora de aço. Em seguida, Ivamauro Ailton de Sousa Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), tratou da viabilidade climática e desertificação: dinâmicas, interações e desafios.

No painel, para debater as mudanças climáticas e inovação tecnológica, veio o palestrante Alberto Arruda Villela, que discutiu monitoramento e automação viabilizando a agricultura familiar. Na ocasião, alertou para o envelhecimento da população que vive no campo e migração dos jovens para a cidade. “Uma forma de reverter esse processo, é atrair os jovens e mostrar a possibilidade de trabalhar no campo, usando tecnologias.”

James Augusto Pires Tibúrcio, do Eden Project, ONG que trabalha em países em desenvolvimento para reconstruir paisagens naturais destruídas pelo desmatamento, falou sobre Tecnologias para recuperação de áreas degradadas e Débora Cynamon Kligerman, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) discutiu dobre a captação de agua atmosférica.

Minicursos

Sabiá do Campo - Construção de Jogos Temáticos; Produção de Biocomposto e Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foram alguns dos assuntos ministrados nos minicursos do congresso. A professora do Campus Teresina Zona Sul, do IFPI, Júlia Lira, explica que administrou o ACV de forma introdutória, trazendo toda uma abordagem do ciclo de vida dos produtos. “A intenção foi realizar a introdução de todas as fases, estágios e etapas do estudo de ACV, com aplicação prática”.

O Congresso aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro de 2022, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS). O evento trouxe para o Campus Teresina Central uma extensa programação, com palestras, mesas-redondas, painéis e minicursos para discutir a temática: Mudanças climáticas, gestão territorial e ações locais.