Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Palestra no Teresina Central discute reformas do ensino médio e das licenciaturas

Notícias

Palestra no Teresina Central discute reformas do ensino médio e das licenciaturas

publicado: 29/03/2023 19h30 última modificação: 29/03/2023 19h30

Professores e estudantes de licenciaturas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí trouxeram para o auditório Maestrina Clóris de Oliveira a temática “Reforma do ensino médio e reforma dos cursos de licenciatura: qual impacto sobre a formação de professores?”.

O evento, realizado na manhã de terça-feira, 28, é mais uma atividade do projeto de extensão “Licenciaturas em Conexão: formando professores para educação futura”, em parceria com a gestão temporária do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A atividade contou com a presença das palestrantes e professoras do campus, Isabel Cristina e Áurea Albano. Na ocasião, apresentaram as políticas atuais de formação de professores, com ênfase na Reforma do Ensino Médio, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como da BNC- Formação de professores e as mudanças nos currículos dos cursos superiores.

Para a professora Isabel Cristina esse é um momento importante de formação para docentes e discentes, pois o debate sobre a reforma do ensino médio e das licenciaturas é fundamental e urgente. “Precisamos pensar o projeto de educação envolvido nessas reformas para modificarmos essa estrutura imposta e construirmos um currículo que reafirme uma educação democrática”. Na avalição de Áurea Albano, a plateia foi interativa, com questionamentos relevantes sobre o tema.

A ação foi mediada por Leandro Fontenele, presidente da gestão temporária do DCE. Contou ainda com a participação dos professores convidados como Maria Genilda; Ayrton Vasconcelos; Marlucia Lacerda e Leia Soares, que responderam aos questionamentos e dúvidas dos discentes e professores da educação básica do município de Teresina, que se fizeram presentes.

“Acredito que é importante o DCE promover esses debates que tratam sobre a educação, não só para os alunos das licenciaturas, mas para todos que necessitem conversar e saber mais sobre a educação no Brasil”, comenta Leandro, acrescentando que as discussões devem ocorrer dentro do ambiente escolar, seja com alunos, professores e especialistas. “Sabemos que todas as conquistas que tivemos foi na base do diálogo com as diversas áreas, e a manifestação estudantil tem força nestes debates públicos”.