Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Pedro Demo fala sobre “Aprender como autor” na XVI Semafis

Notícias

Pedro Demo fala sobre “Aprender como autor” na XVI Semafis

publicado: 27/11/2020 08h28 última modificação: 27/11/2020 08h28
Para Demo, o professor não pode ser vítima dasmudanças, mas o protagonista

Para Demo, o professor não pode ser vítima dasmudanças, mas o protagonista

Nesta quinta-feira, 26, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí segue discutindo a temática “A tecnologia no ensino de Física, Matemática e Ciências: aprendizagens e desigualdades” durante a XVI Semafis, que na manhã de hoje contou com a presença do professor licenciado da Universidade de Brasília (UNB), professor Pedro Demo.

O professor Ezequias Esteves, mediador da palestra, em nome do Instituto Federal do Piauí, agradeceu a presença virtual de todos. Dentro do tema “Aprender como autor”, Demo lembrou que os Institutos Federais têm como uma das grandes atividades formar professores, ação estratégica e importante para melhoria do ensino, e defendeu a ideia de aprender como autor focada na pesquisa, onde se cultiva a essência do aluno pesquisar, não somente para fazer ciência, como também para aprender. “É preciso ter educação científica”.

Destacou ainda que aprendizagem, a qual deve ser desenvolvida pelo estudante e conduzi-lo à autoria, só se resolve com atividades de aprendizagem, entre elas, ler, escrever, elaborar, pesquisar, fundamentar e discutir. “Por isso defendemos o ponto de vista de uma formação integral, uma escola onde os alunos fiquem o dia todo para trabalharem bem estas coisas”, pontuou o professor, lembrando as três referências essenciais na formação do docente: autor, cientista e pesquisador. “Porque queremos também alunos autores, cientistas e pesquisadores. Em muitos países esta formação já começa na pré-escola”.

Para Demo, o professor não pode ser vítima das mudanças, mas o protagonista. “Precisamos de licenciados desesperadamente. A atualização desses profissionais é fundamental para o desenvolvimento do país”.

Sobre o palestrante

Pedro Demo é doutor em Sociologia pela Universität Des Saarlandes/Alemanha. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de Brasília. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.