Notícias
Práticas da rede pública são temas de Encontro Pedagógico no Campus Teresina Central

Na ocasião, diversos pesquisadores na educação pública compartilharam suas experiências e aprendizados junto aos docentes
Professores do Campus Teresina Central reuniram-se, virtualmente, nos dias 8 e 9 de março, para a realização do Encontro Pedagógico 2021.1. Na ocasião, diversos pesquisadores na educação pública compartilharam suas experiências e aprendizados junto aos docentes, de modo a auxiliá-los a superar os desafios do ensino remoto.
Na segunda-feira, 9, durante a abertura - logo após a exibição dos hinos Nacional Brasileiro, do Piauí e da apresentação cultural, feita por alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical - o diretor geral do campus, Paulo de Tarso Vilarinho, agradeceu a presença de todos, bem como o empenho durante a implantação do sistema remoto de aula, em 2020.
“Não podemos deixar de destacar o compromisso de nossos servidores, tanto docentes, como técnico-administrativos. Percebemos que a instituição ficou mais integrada para que pudéssemos atender as dificuldades”, comentou o diretor de ensino, Robson Silva. Ele também destacou que os alunos conseguiram Auxílio Conectividade para ajudar nas Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNP). “No início do período o campus irá receber mil novos estudantes, convocados pelo Exame Classificatório 2021.1 e, nos dias 10, 11 e 12 de março, iniciará este processo de ambientação no Google Classroom para que os alunos conheçam a instituição, mesmo que de forma remota”.
EXPERIÊNCIAS - O compartilhamento de experiências da professora Daniela Bahia do Ensino Médio na Rede Estadual do Rio de Janeiro foi destaque no primeiro dia do encontro, com uma palestra sobre “Práticas pedagógicas para o ensino remoto”. Essa atividade foi mediada pela professora Inara Raulino Lopes.
Daniela atua no Núcleo Avançado de Educação, conhecido como Nave Rio, laboratório onde se desenvolvem práticas educacionais inovadoras e humanas, compartilhadas com toda a rede de ensino. “Sou apaixonada pelo uso das tecnologias e estou sempre experimentando o ensino da Biologia como uma ferramenta, buscando solucionar novos desafios cotidianos e potencializar oportunidades de desenvolvimento de competências dos estudantes na sala de aula”, declarou a professora, que desenvolve projetos na área de botânica.
Experiências semelhantes foram compartilhadas, à tarde, com profissionais da mesma equipe: a produtora cultural, Bárbara Arraes e o líder do Grupo de Educadores Google Rio, Jonathan Caroba, que já participaram de outras mentorias com professores de escolas públicas.
Nesta terça-feira, 9, a programação do Encontro Pedagógico foi destinada às diretrizes do ensino remoto, ao calendário acadêmico, ao cronograma das aulas e aos planos de disciplina.