Notícias
Professor apresenta pesquisa sobre representação da mulher na obra de Bilac
A representação da mulher nas recorrências da obra de Olavo Bilac. Esse foi o tema de uma pesquisa apresentada pelo professor Hugo Lenes Menezes, do Campus Teresina Central, no III Colóquio Internacional Literatura e Gênero, organizado pela Universidade Estadual do Piauí, de 5 a 7 de outubro.
O professor destaca que o poema Via Láctea é marcado pela subjetividade, por um lirismo romântico, inspirado no amor irrealizado de Olavo Bilac por Amélia de Oliveira, irmã do também poeta parnasiano Alberto de Oliveira. “Visitando diariamente o túmulo de Olavo Bilac, a jovem Amélia mantém lealdade àquele com quem chega a firmar noivado, desfeito por oposição de outro irmão seu. Ela e o amado morrem solteiros”, complementa Hugo.
Um dos objetivos do Colóquio foi promover o debate, sob a ótica da pluralidade, do respeito às diferenças, visando a troca de experiências por meio da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de literatura, história, cultura, gênero, dentre outras.