Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Professor de Espanhol do IFPI lança livro com análise sociolinguística do Paraguai

Notícias

Professor de Espanhol do IFPI lança livro com análise sociolinguística do Paraguai

publicado: 29/03/2023 08h41 última modificação: 29/03/2023 08h41
O livro é resultante da pesquisa desenvolvida pelo docente durante o Mestrado em Linguística e Letras

O livro é resultante da pesquisa desenvolvida pelo docente durante o Mestrado em Linguística e Letras

O professor Márcio Leonardo, da área de Espanhol, do Campus Teresina Central do IFPI, lançou, no início do mês, o livro "Análise sociolinguística do espaço do guarani e do espanhol em duas comunidades de fala do Paraguai: o papel das variáveis não linguísticas". A obra, publicada pela Editora Cancioneiro, foi lançada na Livraria Anchieta, em Teresina (PI), e contou com a presença de colegas de trabalho do autor.

O livro é resultante da pesquisa desenvolvida pelo docente durante o Mestrado em Linguística e Letras pela PUC Minas. Ele aborda a questão sociolinguística do Paraguai, país que tem duas línguas oficiais: o espanhol e o guarani. O autor percorreu as cidades de Assunção e Villa Hayes para investigar as atitudes linguísticas dos falantes em relação às línguas oficiais do país.

Através de entrevistas semiestruturadas, gravadas com os falantes nativos dessas comunidades, o professor investigou as situações de uso de cada um dos idiomas e o sentimento desses falantes em relação a eles. “Além de fornecer um conhecimento sociolinguístico do país, o estudo ainda traz o peso das políticas linguísticas desenvolvidas para o processo de manutenção de uma língua indígena, além de favorecer uma maior compreensão do manejo linguístico e da cultura dos paraguaios”, explicou Márcio Leonardo.

O livro apresenta diversas entrevistas realizadas pelo professor entre os anos de 2016 e 2018 que mostram as situações em que os paraguaios usam seus idiomas em situações bem curiosas.