Notícias
Professor do IFPI vence prêmio UFMG de teses
A pesquisa “Música e literatura: ressonâncias modernistas no discurso poético-musical da bossa nova”, desenvolvida pelo professor Alfredo Werney Lima Torres, do Instituto Federal do Piauí, venceu o Prêmio UFMG de Teses 2023, conferido pela Universidade Federal de Minas Gerais à melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Música.
Alfredo Werney é professor do Campus Teresina Zona Sul e colaborador no Campus Teresina Central, como docente do Curso Técnico em Instrumento Musical. No trabalho, realizado sob a orientação do professor Flávio Barbeitas, estudou as ressonâncias do pensamento modernista - em especial de Mário de Andrade e Oswald de Andrade - na composição poético-musical das canções da bossa nova, tendo como corpus de análise as canções de Tom Jobim.
O pesquisador relata ter percebido, no decorrer da pesquisa, que as canções da bossa nova incorporaram diversos elementos da poesia modernista. Dentre eles: o lirismo, que traduz a dinâmica da vida urbanizada, o uso constante de recursos retóricos como o humor e a ironia, o emprego de uma linguagem poética que recusa a transcendência e se volta para a materialidade da existência cotidiana e as tensões entre realidade local e cosmopolitismo, entre a cultura popular e a chamada cultura erudita.
Em sua conclusão conta que o projeto modernista não se confinou à literatura e à arte acadêmica. “O projeto extravasou essa fronteira e impactou o discurso da música popular urbana. A bossa nova atualizou, no âmbito da canção brasileira, os ideais modernistas”.
Sobre o prêmio, o professor avalia que é importante, embora não deva considerá-lo como um atestado de qualidade indiscutível. “Essa premiação me deu um ânimo para prosseguir com minha carreira acadêmica, mesmo sabendo que a pesquisa e a docência no Brasil foram bastante desvalorizadas nos últimos anos. Penso, inclusive, em transformar a tese no formato de livro”.