Notícias
Professor Wilson Seraine lança 8 livros sobre cultura e divulgação científica
Nesta sexta-feira (22), o professor do Campus Teresina Central e escritor piauiense Wilson Seraine lançará 8 livros sobre cultura e divulgação científica, durante bate-papo literário que ocorrerá, a partir das 19h, na Livraria Anchieta, em Teresina.
Serão três volumes da publicação “Leriado Piauiense”. O livro infantil “Os bichinhos de Luiz Gonzaga”. E as obras: “A radioatividade na literatura de cordel”; “Luiz Gonzaga em Palmeirais”; "Quase Haicai de Mim” e Crônicas do Passado”. Esses trabalhos foram produzidos pelo autor, nos últimos 4 anos, especialmente, no período pandêmico.
“Neste dia 22, completo 30 anos lecionando no Instituto Federal do Piauí. Organizar esse lançamento e bate-papo literário foi uma forma que pensamos para celebrar uma data tão significativa para a nossa trajetória na área da Educação”, disse Wilson Seraine.
O “Leriado Piauiense” reúne expressões, ditados e provérbios populares tipicamente piauienses, com ilustrações de Jota A, e homenagens para personalidades do estado.
Já “Os Bichinhos de Luiz Gonzaga” é uma publicação pensada para motivar o público da educação fundamental menor a conhecer um pouco mais acerca de alguns animais viventes, não somente no sertão nordestino, mas em várias partes do país. Ilustrado por Jô Oliveira, o livro já conquistou o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Literatura - Livros Infantis.
Mais de 100 páginas sobre personagens importantes e aplicações da radioatividade. Tudo apresentado por meio da literatura de cordel. Esse é o paradidático “A radioatividade na literatura de cordel” que através dos cordéis e de ilustrações de autoria do artista Jota A, mostra que é possível existir uma relação positiva entre cultura e ciência.
A curiosa descrição da ida de Luiz Gonzaga para Palmeirais, em 1985, intermediada pelo piauiense Cândido Soares, é narrada na obra “Luiz Gonzaga em Palmeirais”, ilustrada por MJ Intuiando.
Com ilustrações de Avelar Amorim e projeto gráfico de Marleide Lins, “Quase Haicai de Mim” quase não faz uso do bucolismo ou lirismo dos haicais tradicionais, opta por uma obra mais concretista e realista, em que o autor expressa opiniões e pensamentos sem uma temática preestabelecida para todo o livro.
“Crônicas do Passado”, 17º livro do autor, é marcado pela recordação dos 20 anos da primeira crônica publicada por Wilson Seraine em um jornal. Foram reunidas, nessa publicação, 25 crônicas publicadas por ele, até o ano de 2007, no Jornal Diário do Povo.
Durante o lançamento, ocorrerá apresentação musical de Gonzaga Lu e Wânya Sales.